O melhor serviço funerário de São Paulo deve ser escolhido com pesquisa e cuidado
Obviamente, ninguém pensa na morte. Afinal, temos como de costume deixar os assuntos que temos medo e repulsa para depois. Porém, com o fato de deixarmos esse item de lado, muitos acabam caindo em armadilhas quando falamos de custos e burocracias que precisam ser tratadas na hora da morte.
A morte de alguém que amamos é um momento de muita dor, mas, mesmo nessas horas, é preciso estar atento a alguns procedimentos burocráticos que vão depender do local onde a pessoa faleceu e se ela deixou bens ou não.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando a morte acontece no hospital, no próprio local é emitida a Declaração de Óbito.
Com o documento em mão, o familiar deve ir a uma agência do serviço funerário ou casa funerária. Caso o falecido tenha deixado registrado em cartório sua decisão pela cremação (ou se a família assim o desejar), a declaração terá de ser assinada por dois médicos.
Se o falecimento ocorrer dentro de uma residência, é necessário ir a uma Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência.
Se for constatada a morte natural, o corpo é encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que vai estabelecer a causa específica da morte e, em seguida, emitirá o Atestado de Óbito.
Em caso de morte suspeita, será necessário aguardar o fim do trabalho de perícia e investigação que envolva o corpo, o que inclui a necropsia no Instituto Médico Legal (IML).
Já quando a morte acontecer em uma via pública é necessário chamar a polícia, que irá encaminhar o corpo para o IML.
De acordo com o Projeto Pais em Luto os passos que devem ser seguidos em caso de morte de algum familiar são:
1 – ATESTADO DE ÓBITO
O primeiro passo após o falecimento de uma pessoa é obter o atestado de óbito, documento sem o qual nenhuma outra providência pode ser tomada em relação ao falecido.
2 – SERVIÇO FUNERÁRIO
Depois de obter o atestado de óbito, a família ou responsável deve procurar a agência de serviço funerário ou uma casa funerária, para contratar o velório e o funeral.
3 – CERTIDÃO DE ÓBITO
A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.
4 – DOCUMENTOS E CONTAS DO FALECIDO
É importante acompanhar o encerramento de contas e documentos do falecido, de forma a evitar que alguém venha a fazer uso de seus dados.
Aqui na Funerária Santo Amaro oferecemos total amparo para as famílias que desejam honrar o falecimento de alguém próximo.
Nós sabemos que num momento de dor e perda todos ficam frágeis e vulneráveis, sendo assim deixamos claro que temos como nosso conceito principal o respeito e a ética.
Nosso foco principal é oferecer um atendimento humanizado, com o objetivo de minimizar a dor de nossos clientes e seus familiares.
Send this to a friend